quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Viagem inesquecível: Parte IV

Finalmente o último dia dessa viagem inesquecível chegou!! Neste dia fomos visitar o centro histórico da cidade.
Pela primeira vez na minha vida andei de metrô! Nós pegamos um metrô em Copacabana e fomos para a Cinelândia que, antigamente, era um lugar com muitos cinemas e que hoje conta a história do país. Em volta de uma praça estão os prédios que sem dúvida são os mais importantes do Brasil: a Câmara Municipal, o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas-Artes.
Fomos primeiro na Câmara Municipal aonde conhecemos o plenário da câmara que tinha o piso inteirinho feito de mármore. Na câmara também tinha uma sala chamada Sala Nobre que era toda folhada a ouro e com espelhos de cristal.
Logo depois, fomos para o Museu Nacional de Belas-Artes que também já foi Escola Nacional de Belas-Artes. Vimos obras  contemporâneas, estátuas da Grécia Antiga e de outras épocas. Também vimos muitos quadros que contam fatos da história do Brasil e muitos desses foram pintados pelo artista catarinense Vitor Meirelles.
Depois, visitamos a Biblioteca Nacional que contém todos os livros já publicados no Brasil desde os do Império até os de hoje em dia. Também vimos registros de quando Dom João veio para o Brasil com a família real portuguesa em 1808. Cartas, mapas e até a lupa que ele usava!
Em seguida, fomos a confeitaria mais tradicional da cidade: a Confeitaria Colombo. Com espelhos de cristal ela existe desde 1894 e continua igual até hoje. Antigamente, os políticos da cidade se reuniam ali para discutir sobre as leis e conversar sobre ideias que tornaria a cidade e o país melhor.
No caminho para o Museu Histórico Nacional paramos em algumas igrejas também históricas e muito bonitas, todas com muitas imagens e muito ouro.
Antes de chegar ao museu fizemos compras na também tradicional livraria da Travessa e como estava no clima de história comprei um livro que conta a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil.
O Museu Histórico Nacional foi criado em 1992. Lá conhecemos e vimos muitos trechos da história do Brasil como, por exemplo o trono e a casaca de Dom Pedro I e II. Também vimos a linda caneta com a qual a princesa Isabel assinou a Lei Aúrea e o que eu acho mais legal: vimos o tronco em que o Tiradentes foi enforcado. 
No final da tarde, fomos a um bar que nunca fechou: o Amarelinho. Nem quando o presidente  Obama veio ao Brasil, ele nunca fechou. Sentamos e comemos, o mais legal  é que meus pais ganharam um livro que conta a história do Amarelinho e da Cinelândia.
Pegamos o metrô de volta e aproveitamos nossa última noite no Rio de Janeiro.
A coisa que eu mais gostei foi conhecer muito da história do Brasil e da cidade do Rio. E essa foi com certeza uma viagem inesquecível!

Confira as fotos desse último dia:

Um comentário:

  1. Ainn..Ari como vc escreve bem..parecia que eu estava la..adoreiii..beijaooo

    ResponderExcluir