sábado, 16 de novembro de 2013

Dicas de Leitura: Como Viver para Sempre


Acredito que todo mundo que lê o meu blog sabe que mudei de escola no começo do ano. Na minha escola nova, Bom Jesus Santo Antônio, existe uma espécie de avaliação em que o aluno deve ler um livro, que é escolhido pelos professores, e fazer um prova sobre ele. Geralmente valendo 1 ponto.

Neste último trimestre, tivemos que ler 2 livros: “Como Viver para Sempre” e “Amália a Espantalha”. O que eu escolhi para resenhar nesta postagem foi o livro Como Viver para Sempre, escrito por Colin Thompson.

Este livro foi, na minha opinião, o melhor do ano. Porque o autor escolheu um mundo diferente para contar sua história: o mundo dos livros.

A história na verdade, se passa no maior museu do mundo. Pedro, a personagem principal, mora neste museu com sua mãe e seu avô. Pedro é completamente fascinado pelo museu. A coisa que ele mais gosta de fazer por lá é andar pelos corredores, olhar as salas e descobrir os segredos do museu.

Num desses passeios pelo museu, ele encontra Betina, uma senhora muito, muito velha. Ela sofre da terrível maldição do livro: Como Viver para Sempre. A velha então dá uma missão para Pedro: levar o livro ao Menino Velho, isso resolverá todos os problemas. Porém, não importa o que aconteça, não importa o tamanho da tentação ou da chantagem, Pedro não pode ler o livro em hipótese alguma. Se ele ler o livro, sofrerá a maldição e viverá para sempre.

Logo depois de seu encontro completamente inesperado com Betina, Pedro estava sentado em uma sala do museu, refletindo sobre as palavras da velha, quando caiu em portal para outra dimensão. Nesta dimensão viviam pessoas muito diferentes das do nosso mundo. Eles moravam em livros, os sábios não eram nada inteligentes, tinham todos um sonho por mês e no mês inteiro todos tinham o mesmo sonho.

Foi neste lugar, muito estranho, que Pedro conheceu Festa. Juntos, começaram sua jornada para encontrar o pai de Pedro, o Menino Velho e acabar com a maldição.

Uma coisa que reparei no livro, foi o fato de ele apresentar intertextualidade com os clássicos “Alice no País das Maravilhas” e “O Mágico de Oz”. Isto é, os textos conversam entre si. Apresentam o mesmo tipo de história: o herói está cansado com o seu mundo e entra em um universo paralelo, lá ele recebe uma missão que irá ajudar a todos. No decorrer da história o herói vai percebendo como ele tinha tudo e não enxergava isso. No final, é claro que ele volta para casa e vive feliz para sempre!

Para saber o que aconteceu nesta história fascinante em outro mundo. Leia o livro. É uma história de aventura muito legal e que eu adorei!
Confira a capa:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário